Na década de 80 surgiu na Bahia o movimento da axé music, que ganhou força com nomes como Luis Caldas, Banda Mel, Olodum, Chiclete com Banana e Daniela Mercury no Brasil. Após lançar a banda Pimenta de Cheiro, o bloco Cheiro resolveu montar e investir em um novo grupo, a banda Cheiro de Amor.
A banda estourou em 1987, após o saudoso Chacrinha fazer uma audição do disco e 15 dias depois lançá-la nacionalmente na Rede Globo. Com as músicas, Auê, Rebentão, Lero Lero, Doce obsessão, Pureza da paixão, Cheiro de Amor no ar entre outras, o grupo ganhou espaço no cenário musical brasileiro. A banda que revelou nomes como Laurinha, Márcia Freire e Carla Viszi está na sua quarta formação, tendo desde 2004, Alinne Rosa, como vocalista.
Alinne Oliveira Santos, 28 anos, mais conhecida como Alinne Rosa desde sua adolescência tinha o desejo de cantar, já passou por diversas bandas de vários estilos, até que foi descoberta pela Cheiro Produções. Há quase sete anos a frente da banda a cantora vive seu melhor momento profissional, fez mais um carnaval perfeito nesse ano de 2010, digno das grandes musas do Axé puxando o Bloco Cheiro no Campo Grande e Yes Bahia Club na Barra - Ondina. Sua personalidade e voz marcantes se destacam cada vez mais, tendo conquistado um público fiel em todo o Brasil.
A Banda Cheiro lançou em setembro desse ano o seu mais novo DVD gravado no "Axé Brasil Extra 2009" em Belo Horizonte – MG que reúne seus grandes e novos sucessos como, Pense em mim, Dias de Sol, Esperando na janela, Caras e bocas, Amassadinho, Baladeiro e Xequerê que será a canção de trabalho do Carnaval 2011.